16 a 19 Abr. 2015: Mostra Manoel de Oliveira – Cineclube da Cinemateca

Este mês, além dos encontros aos sábados, o Cineclube da Cinemateca realiza a Mostra Manoel de Oliveira, prestando importante e merecida homenagem a este cineasta que recentemente veio a falecer (02/04/2015).

Morreu aos 105 anos em plena atividade, e é conhecido por ter a carreira mais longa da história do cinema. Mas, essa longevidade é apenas uma curiosidade, pois a importância dele não se resume a isso. Diretor, roteirista e editor, um cineasta dos mais completos, Manoel de Oliveira é o maior e mais conhecido diretor do cinema português, e não se pode falar de cinema europeu com propriedade sem citar a importantíssima contribuição de sua filmografia à sétima arte.

Programação Completa

16 de Abril, quinta-feira, as 16h00. Aniki Bóbó (1942, 68 min). Primeiro longa-metragem de Manoel de Oliveira. estória tem como cenário os bairros populares do Porto, onde as crianças são pobres, livres e aventureiras, mas enfrentam todos os problemas do mundo adulto. Entre os meninos Eduardo e Carlinhos, brota uma rivalidade pelo amor de Teresinha – que leva a um roubo e a um acidente com muitas conseqüências. Por sua naturalidade e despojamento, Aniki Bóbó foi considerado pelo crítico francês Georges Sadoul como precursor do neorrealismo. O título refere-se a uma fórmula mágica que nas brincadeiras infantis permite determinar quem é a polícia e quem é o ladrão.

17 de Abril, sexta-feira, as 19h00. ‘Non’, Ou a Vã Glória de Mandar (1990, 110 min). Durante a década de 1970, um contingente militar português vai à África numa missão. Muitos dos soldados são jovens e têm medo das batalhas, ou saudades de casa; o sargento então resolve contar várias histórias sobre o passado militar português, filosofando sobre as condições do antes e do agora.

18 de Abril, sábado, as 19h00. Vale Abraão (1993, 187 min). Ema, de uma beleza ‘ameaçadora’, casa com Carlos, mas não o ama. “O seu rosto que pode justificar a vida de um homem”. O seu gosto pelo luxo, as suas ilusões e o desejo que faz nascer nos homens, valem-lhe o nome de “Bovarinha”. Tem vários amantes, mas os seus amores sucessivos trazem-lhe apenas um grande sentimento de desilusão. Ema morre – “acidentalmente, talvez?” – num dia de sol radioso, depois de se vestir como quem vai para um passeio no campo.

19 de Abril, domingo, as 19h00. O Estranho Caso de Angélica (2010, 97 min). Isaac é um jovem fotógrafo que, no meio da noite, recebe uma chamada urgente de uma família rica para ir e tirar a última foto de sua filha, Angélica, falecida poucos dias depois de seu casamento. Chegando à casa do luto, Isaac recebe o seu primeiro vislumbre da jovem morta e é esmagado por sua beleza. O espantoso é que, ao olhar para ela através da lente de sua câmera, a moça parece voltar à vida. Isaac imediatamente se apaixona por ela. Daquele momento em diante, Angélica irá assombrá-lo dia e noite, até a exaustão.

Clique aqui e acesse a página de Evento no Facebook.

Mostra Manoel de Oliveira

16 a 19 de Abril de 2015, quinta-feira a domingo

Entrada Gratuita

LocalCinemateca de Curitiba

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco, Curitiba/PR – para ver mapa, clique aqui

Contatos: (41) 3321-3252, patrisilva@fcc.curitiba.pr.gov.br

Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Conheça o Blog do Coletivo Atalante:

coletivoatalante.blogspot.com.br/

*Com informações do Coletivo Atalante

> Acompanhe o Blog também pelo Facebook!
www.facebook.com/pages/Cinema-em-Curitiba/182637458607081
>> Se inscreva para receber o Boletim (Newsletter) do Blog em seu email! O campo de inscrição está logo no começo da coluna do lado direito da página.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s